Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cuidando do Cordão Umbilical



Usualmente, o coto do cordão umbilical do bebé tem cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento dependendo sempre por onde foi cortado depois do parto.

Cerca de 2 a 3 dias após o parto, a parte do cordão umbilical, ainda presa ao bebé, transformar-se-á de uma protuberância rosa clara para um pequeno coto negro.

Este pequeno coto, normalmente acabará por cair entre 5 a 30 dias depois do nascimento do bebé. No lugar dele ficará uma pequena ferida, que levará alguns dias a cicatrizar. Contudo, se depois deste período de tempo ainda se mantiver preso ao bebé, são necessários cuidados extras para evitar uma infecção.

É super facil cuidar do coto umbilical desde que você siga as orientações do pediatra e as dicas abaixo. Eu fiz questão de curar o umbigo dos meus filhos sozinha e achei super tranquilo.


Troca de Fralda


Quando for trocar a fralda do seu bebé, dobre-a abaixo do cordão umbilical para que este se mantenha exposto ao ar, ajudando assim a secar mais rápido. Algumas fraldas especiais têm um tipo de abertura própria para o cordão umbilical do recém-nascido, mas basta dobrar uma fralda comum para conseguir o mesmo efeito.

Limpeza da área


Cada vez que mudar a fralda ao bebé, gentilmente segure o cordão para cima e com um cotonete, embebido em álcool absoluto, limpe a base do cordão (parte presa ao corpo). Isto não só evitará infecções mas também ajudará a acelerar o processo de queda do cordão.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo do bebé e depois da troca de fralda. Evite que as fezes ou urina do bebé cheguem ao coto; mas caso isso aconteça limpe-o bem com água e sabão neutro ou só com água. De seguida aplique o álcool.


Cuidados com o banho


Também é muito importante manter a área seca, por isso, até ao cordão umbilical cair, mas não tem problema se molhar durante o banho. Eu particularmente procurava evitar ao máximo que o cordão dos meus filhos molhassem. O banho acabava se tornando mais difícil porém o cordão de ambos caiu com 7 dias.

Atenção


Depois do coto do cordão umbilical cair, a cicatrização completa do umbigo demora cerca de 8 a 10 dias a ficar completa. Às vezes, o umbigo leva mais tempo a cicatrizar, mas desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não deverá de existir razão para preocupação. Contudo se ele continuar a sangrar deverá falar com o médico. Se por ventura existir algum tipo de odor desagradável, corrimento ou vermelhidão na área do coto umbilical, deve levar o seu bebé ao médico para que ele o possa examinar e verificar se não existe sinal de infecção.

Caso não caia


Desde que a área não tenha nenhuma infecção ou não se torne uma fonte de sangramento, o tempo não será um grande problema. Mas caso o coto do cordão não caia dentro de um tempo razoável, então poderá ser removido pelo pediatra, sendo algo simples de fazer, por isso não tem de se preocupar caso isso seja necessário; e saiba que em breve já poderá dar banho ao bebé sem problemas ou a colocar as fraldinhas sem ter de as dobrar no topo.

O umbigo do seu bebé será a maior recordação física da grande ligação a si, por isso lembre-se que esta marca será para sempre e não só por isso, mas também, deverá ser bem cuidada.

Um comentário:

  1. Gostei muito deste blog. Aconselho também este site sobre bebés e crianças: http://www.aero-om.pt/.

    ResponderExcluir